RECONHECIMENTO
Portaria Nº 70 de 13 de março de 2020
DENOMINAÇÃO
Curso de Bacharelado em Engenharia Civil
DIPLOMA
Bacharel em Engenharia Civil
DIMENSÃO DA TURMA
60 alunos
DURAÇÃO MÁXIMA
14 semestres
DURAÇÃO MÍNIMA
10 semestres
CARGA HORÁRIA TOTAL
3.600 horas
OBJETIVO GERAL:
O curso objetiva proporcionar ao egresso amplo conhecimento, de modo a formar profissionais com sólida formação técnico-científica e profissional, que possuam as competências e habilidades preconizadas pelos órgãos governamentais, pelo mercado de trabalho e pela sociedade e, adicionalmente participar de forma ativa no desenvolvimento do país através da oferta de ensino de engenharia de qualidade e acessível.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Identificar e propor soluções técnicas aos problemas da sociedade, através do domínio e utilização de conhecimentos tecnológicos aplicados na área da Engenharia Civil;
- Capacitar o egresso para atuar nas fases de concepção, planejamento, projeto, construção, controle, operação, manutenção e fiscalização de atividades profissionais à topografia, hidrologia, hidráulica, geotecnia, construção civil, saneamento, transportes e meio ambiente, em atendimento às demandas da sociedade, considerando seus aspectos sociais, econômicos, políticos e culturais, com uma visão humanística e de respeito ao meio ambiente e aos valores éticos;
- Capacitar o egresso a absorver e desenvolver novas tecnologias, dentro de uma postura de permanente busca da atualização profissional;
- Manter atualizado seu projeto pedagógico, visando acompanhar as evoluções tecnológicas e pedagógicas;
- Formar profissionais conscientes da sua responsabilidade profissional e social em especial com a situação do semiárido nordestino.
BASE LEGAL:
A concepção do curso de Engenharia Civil da FIS está amparada na Lei nº 9.394/96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) e demais instrumentos normativos da Educação Superior, em particular na resolução CNE/CES 11, de 11 de março de 2002, que instituiu as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Engenharia.
Da mesma forma, a concepção do referido curso está fundamentada na Resolução nº 02 de 18 de Junho de 2007, que dispõe sobre carga horária mínima e procedimentos relativos à integralização e duração dos cursos de graduação, bacharelados, na modalidade presencial.
PERFIL DO EGRESSO:
Pretende-se que o engenheiro civil da Faculdade de Integração do Sertão tenha um perfil integrador. Ou seja, o perfil de buscar as soluções baseadas nos conhecimentos científicos, técnicos e da economia adquiridos ao longo da sua formação. É um profissional voltado para a solução de problemas.
O perfil profissional proposto vem ao encontro das necessidades do mundo nos dias atuais uma vez que estará posicionado na interface entre a engenharia e ciências, permitindo o desenvolvimento de atividades, dentre as quais se destacam as relacionadas à:
- Supervisão, coordenação e orientação de grupos multidisciplinares de projetos;
- Prospecção e seleção de informações técnicas para orçamentos, relatórios de impactos ambientais e estudos de viabilidade financeira de projetos;
- Ensino, pesquisa, análise, experimentação, ensaio, divulgação técnica e extensão;
- Direção de obra e serviço técnico;
- Estudo de viabilidade técnico-econômica;
- Elaboração de especificações técnicas de implantação e operação;
- Elaboração de orçamento;
- Produção técnica e especializada;
- Assessoramento, consultoria e coordenação de obras e serviços técnicos;
- Perícias, arbitragens, vistorias, avaliações, laudos e pareceres técnicos;
- Execução ou fiscalização de obras e serviços técnicos especializados;
- Execução de instalação, montagem e reparo;
- Condução de equipe de instalação, montagem, operação, reparo e manutenção;
- Padronização, mensuração e controle de qualidade.
- Olhar diferenciado para a região do semiárido brasileiro
CAMPO DE ATUAÇÃO:
O engenheiro civil atuará na concepção, planejamento, projeto, construção, operação e manutenção de edificação es infraestruturas. As edificações podem ser exemplificadas como edificações residências, de escritórios, shopping centers, hotéis, hospitais e as infraestruturas podem ser exemplificadas como sistemas hidráulicos, de saneamento, elétrico, de drenagem, de transporte, obras de terra.
Essa atuação do engenheiro ocorre tanto no setor público quanto nas empresas do setor privado. E aqui ressalta-se a atuação empreendedora com novos produtos e serviços demandados pela sociedade.
MATRIZ CURRICULAR:
A matriz curricular do curso de engenharia da FIS disponibiliza ao estudante o tempo necessário para a consolidação dos conteúdos adquiridos, para o desenvolvimento de atividades acadêmicas complementares e para a realização de trabalhos extraclasses individuais e em grupo, visando o incremento de sua autonomia intelectual.
A integralização curricular mínima ocorre em 05 anos e é composta por aulas teóricas, aulas práticas, estágio, atividades complementares, pesquisa e extensão. A carga horária a ser integralizada é 3.600 h.
Coordenador (a): Prof. Klebson Santos da Silva
E-mail: engcivil@fis.edu.br
Fone: (87) 3831-1472 – Ramal 236