Normas de publicação

INSTRUÇÕES PARA AUTORES

1 OBJETIVO E POLÍTICA EDITORIAL

A Revista eletrônica Saúde Coletiva em Debate é uma publicação semestral (fevereiro e agosto) da Faculdade de Integração do Sertão – Serra Talhada, cuja missão é a divulgação de artigos originais, artigos de revisão, comunicações e estudos de casos que abordem os diferentes aspectos da Saúde Coletiva e áreas afins.

Os autores serão comunicados imediatamente sobre o recebimento do manuscrito pela Comissão Editorial.

2 DIREITOS AUTORAIS

Os trabalhos publicados são propriedade da Revista, sendo permitida a reprodução total ou parcial dos mesmos, desde que citada a fonte. Todos os manuscritos deverão vir acompanhados de uma carta de encaminhamento, assinada pelos autores atestando que o artigo não está sendo avaliado para publicação em outra revista e nem foi publicado previamente no todo. Os artigos serão de inteira responsabilidade do(s) autor(es).

3 COMITÊ DE ÉTICA

Todos os artigos envolvendo estudos com humanos ou animais deverão ter Pareceres dos Comitês de Ética de Pesquisa em Seres Humanos ou em Animais autorizando tais estudos

4 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

Os trabalhos serão avaliados primeiramente quanto ao cumprimento das normas de publicação, sendo que no caso de inadequação serão devolvidos aos autores antes mesmo de serem submetidos à avaliação.

Os trabalhos aprovados quanto às normas, serão submetidos à apreciação quanto ao mérito científico por dois avaliadores da Comissão Científica. No caso de divergência entre os pareceres dos relatores, o trabalho será avaliado por um terceiro relator. É importante ressaltar que será preservada a identidade dos autores dos trabalhos e dos relatores em todas as fases do processo de avaliação.

A Comissão Editorial dispõe de plena autoridade para decidir sobre a conveniência da aceitação do trabalho, podendo, inclusive, devolvê-los aos autores com sugestões para que sejam feitas as alterações necessárias no texto, tabelas e/ou ilustrações. Neste caso, é solicitado ao autor o envio da versão revisada contendo as devidas alterações no prazo máximo de 7 dias. As sugestões que porventura não tenham sido adotadas deverão estar justificadas através de carta encaminhada pelo autor. Esta nova versão do trabalho será reavaliada pela Comissão Editorial.

5 PREPARO DOS MANUSCRITOS

Artigos originais deverão conter: Título em dois idiomas (português e inglês ou espanhol); Nome dos autores; Filiação; Resumo em dois idiomas; Palavras-chave em dois idiomas; Introdução; Metodologia; Resultados; Discussão; Conclusões; Agradecimento(s) (quando houver); Fontes Financiadoras (quando houver); Referências. Os autores deverão limitar o artigo no máximo de 15 páginas.

Comunicações devem ser escritas na seguinte ordem: Título em dois idiomas (português e inglês ou espanhol); Nome dos autores; Filiação; Resumo em dois idiomas; Palavras-chave em dois idiomas; Introdução; Metodologia; Resultados; Discussão Agradecimento(s) (quando houver); Fontes Financiadoras (quando houver); Referências no máximo vinte. Os autores deverão limitar o texto a no máximo 2000 palavras.

Revisões deverão conter os seguintes tópicos: Título em dois idiomas (português e inglês ou espanhol); Nome dos autores; Filiação; Resumo em dois idiomas;  Palavras-chave em dois idiomas; Texto de revisão; Considerações Finais; Referências. Os autores deverão limitar o artigo no máximo de 15 páginas.

Relatos de caso(s) deverão conter: Título em dois idiomas (português e inglês ou espanhol); Nome dos autores; Filiação; Resumo em dois idiomas;  Palavras-chave em dois idiomas; Introdução; Relato do caso; Conclusão; Referências. Os autores deverão limitar o artigo no máximo de 15 páginas.

6 APRESENTAÇÃO DO TEXTO

Os manuscritos devem ser redigidos em português, na linguagem impessoal e perfazendo o total de, no máximo, quinze páginas, incluindo figuras, tabelas, quadros e referências. Todos os manuscritos deverão seguir as normas da ABNT: digitado no programa Microsoft Word for Windows, fonte Times New Roman, tamanho 12, espaço um e meio (1,5 linhas), em folha tamanho A4 (210 x 297mm), com margens superior e esquerda de 3cm e margens inferior e direita de 2cm e todo o texto justificado. O resumo e as referências devem ser digitados em espaçamento simples. As referências que devem ser alinhadas a esquerda. As tabelas, gráficos e figuras deverão estar inseridas no texto logo após a sua citação (Tabela 1, Gráfico 1, Figura 1, etc.).

7 ESTRUTURA DE APRESENTAÇÃO DO MANUSCRITO

Título: Deverá estar de acordo com o conteúdo do trabalho, escrito em caixa baixa, negrito, centralizado, fonte tipo Times New Roman, tamanho 12.

Autores: Os nomes devem vir abaixo do título e centralizados. Devem ser escritos por extenso e identificados com o número sobrescrito. O autor de correspondência deve ser o último e identificado com asterisco sobrescrito. No caso de vários autores, seus nomes deverão ser separados por ponto e vírgulas. Exemplo: José Maria dos Santos1; Maria de Fátima Oliveira2*.

Filiação: Após o nome de cada autor o número sobrescrito indica sua instituição de procedência e, deverá aparecer logo abaixo do nome dos autores, também centralizado e com endereços completos. O endereço institucional, e-mail, telefone e fax do autor para correspondência aparecerá na primeira página do trabalho como uma nota de rodapé.

Resumo: Deve ressaltar o objetivo, a metodologia, os resultados e as conclusões do manuscrito. Escrito em parágrafo único e no máximo de 250 palavras.

Palavras-chave: correspondem às palavras ou expressões que identificam o conteúdo do artigo. Devem ser citadas entre 3 a 5 palavras-chave e separadas entre si por ponto e finalizada também por ponto. Autores, filiação, resumo, palavras-chaves nos dois idiomas e autor para correspondência devem vir na primeira página.

Introdução – justificativa e objetivos do estudo, citando somente referências pertinentes ao assunto abordado.

Metodologia – apresenta considerações metodológicas com detalhes suficientes que permitam a confirmação das observações. Métodos publicados devem ser referenciados e discutidos brevemente, exceto se modificações tenham sido feitas. Indique os métodos estatísticos utilizados se aplicável.

Resultados – apresenta os resultados em uma seqüência lógica no texto, tabelas e ilustrações. Não repetir no texto todos os dados das tabelas e ilustrações, enfatizar somente as observações importantes. Utilizar o mínimo de tabelas e ilustrações possível.

Discussão (Resultados e Discussão podem ser escritos em um único tópico) – enfatiza os aspectos novos e importantes do estudo. Não repetir em detalhes dados ou informações citadas na introdução.

Conclusões/Considerações finais (quando houver): deve(m) ser pertinente(s) aos objetivos propostos e justificados nos próprios resultados obtidos. A hipótese do trabalho deve ser respondida.

Agradecimentos (quando houver): à colaboração de pessoas, ao auxílio técnico e ao apoio econômico e material, especificando a natureza do apoio.

Referências: as referências citadas no texto deverão ser listadas em ordem alfabética, de acordo com o sobrenome do primeiro autor.

8 CITAÇÕES

8.1 Citação indireta

Citações dentro do parágrafo, as chamadas pelo sobrenome do autor, devem ser em letras maiúsculas e minúsculas e o ano entre parênteses.

Exemplos: Um autor – Silva (2000), dois autores – Silva e Santos (1998), três autores – Silva; Santos; Oliveira (2009), mais de três autores Silva et al. (1989).

Citações no final do parágrafo, as chamadas pelo sobrenome do autor, devem ser em letras maiúsculas e o ano entre parênteses.

Exemplos: Um autor – (SILVA, 2000), dois autores – (SILVA; SANTOS 1998), três autores – (SILVA; SANTOS; OLIVEIRA, 2009), mais de três autores – (SILVA et al., 1989).

Citações de diversos documentos de vários autores, mencionados simultaneamente, devem ser separadas por ponto-e-vírgula, em ordem alfabética.

Exemplo: ….(CAVALCANTI, 2008; FONSECA, 1990; NUNES, 1996).

8.2 Citação direta

As citações no texto, de até três linhas, devem estar contidas entre aspas duplas. As aspas simples são utilizadas para indicar citação no interior da citação. Seguir a norma NBR 10520.

Exemplo: Oliveira (1980, p. 40) descreve: “ O estudo da morfologia dos terrenos […] ativos […]”

ou

“ não se mova, faça de conta que está morta” (CLARAC; BONIN, 1985, p. 70).

Segundo Sá (1995, p. 27): “[…] por meio da mesma ‘arte de conversação’ que abrange tão extensa e significativa parte da nossa existência cotidiana […]”

As citações no texto, com mais de três linhas, devem ser destacadas com recuo de 4 cm da margem esquerda, com letra menor que a do texto utilizado e sem as aspas.

Exemplo:

O posicionamento começa com um produto, uma mercadoria, um serviço, uma empresa, uma instituição e até mesmo uma pessoa… Entretanto, posicionamento não é o que você faz para um produto. Posicionamento é o que você faz para a mente do comprador potencial. Você posiciona o produto na mente deste comprador potencial.” (RIES; TROUT, p. 2)

9 REFERÊNCIAS

Serão ordenadas alfabeticamente pelo sobrenome do primeiro autor, em caixa baixa e em ordem crescente de data de publicação. Todos os autores devem ser mencionados, exceto se existirem mais de três autores, neste caso, indicar apenas o primeiro autor e acrescentar em seguida à expressão et al. As referências são alinhadas somente à margem esquerda e de forma a se identificar individualmente cada documento, em espaço simples e separadas entre si por um espaço simples. Levar em consideração as seguintes ocorrências:

9.1 Periódicos

AUTOR(ES) separados por ponto e vírgula, com espaço entre as iniciais. Título do artigo. Nome da Revista, por extenso, volume, número, página inicial-página final, ano.

9.2 Livros

AUTOR. Título do livro. Edição. Local de publicação: Editora, Ano. Total de páginas.

9.2.1 Capítulos de livros:

AUTOR(ES) DO CAPÍTULO. Título do Capítulo. In: AUTOR (ES) do LIVRO. Título do livro: subtítulo. Edição. Local de Publicação: Editora, ano, página inicial-página final.

9.3 Tese ou Dissertação:

AUTOR. Título em destaque: subtítulo. Ano. Total de páginas. Categoria (grau e área de concentração) – Instituição, Universidade, Local.

9.4 Publicação Eletrônica:

AUTOR(ES). Título do artigo. Título do periódico em destaque, volume, número, página inicial-página final, ano. Local: editora, ano. Páginas. Disponível em: <http:// www……..>. Acesso em: dia mês (abreviado) ano.

10 ENVIO DO MANUSCRITO

Os manuscritos que não cumprirem as normas aceitáveis serão devolvidos aos autores.

Os manuscritos devem ser enviados para o e-mail saudecoletiva@fis.edu.br.

 

Serra Talhada, 18 de abril de 2011.