Apresentação

A revista Saúde Coletiva em Debate é uma publicação semestral (julho e dezembro) dos cursos de Saúde da Faculdade de Integração do Sertão (FIS) – Serra Talhada, PE, cuja missão é a divulgação de artigos originais, artigos de revisão, comunicações e estudos de casos que abordem os diferentes aspectos da Saúde Coletiva e áreas afins.

A revista foi concebida enquanto instrumento de divulgação de resultados da produção científica de alunos e professores vinculados a FIS, na área de saúde, bem como canal de diálogo entre pesquisadores da região, do Brasil e do mundo, interessados no fortalecimento deste campo de saber.

A proposta da revista Saúde Coletiva em Debate é acolher contribuições de diferentes disciplinas que apresentem interfaces com a área da Saúde Coletiva. Este diálogo com as diferentes disciplinas, parte do reconhecimento da complexidade e multidimensionalidade da saúde pública/coletiva, cujo desvelamento, demanda o aporte teórico e o olhar analítico de diferentes ciências que tomem a saúde pública/coletiva como objeto de preocupação científica.

Saúde Coletiva em debate destina-se, dessa forma, à apresentação, circulação e discussão de pesquisas originais que contribuam para o conhecimento e reconhecimento da saúde, em suas múltiplas determinações, acolhendo trabalhos que enfoquem desde a produção teórica até aqueles mais relacionados às propostas de intervenção política e/ou institucional. Nesse sentido, o espaço da revista está aberto para receber e acolher as contribuições de pesquisadores de universidades e instituições de pesquisa do Brasil e do exterior, publicando trabalhos inéditos, em português, que abarquem as múltiplas dimensões do processo saúde-doença, até ações, programas, sistemas e políticas de saúde direcionadas a intervenção nesse processo.

Saúde Coletiva em Debate, objetiva, enfim, constituir-se num instrumento de problematização consistente do debate contemporâneo em torno da saúde coletiva, e, dessa forma, contribuir para o desenvolvimento e fortalecimento do campo. O corpo editorial da revista é composto por professores, mestres e doutores da FIS, e o seu conselho científico é composto de pesquisadores de renome de instituições brasileiras e do exterior.

 

Serra Talhada, 18 de abril de 2011.

Os comentários estão encerrados.