Apresentação

1 Apresentação

Em fevereiro de 2010 nasce a Revista Construindo Direito com ISSN 2177-9481. Tal nascimento foi precedido de uma longa gestação como fruto da concepção do caráter acadêmico dos professores do curso de Direito da FIS. Isto é, o perfil que se buscava para o curso, mediante o modo como os tópicos e temáticas eram abordadas nas salas de aula, foi conduzindo muitos dos professores a despertarem para a necessidade de publicizar suas pesquisas. O dia simbólico em que isso se intensificou e foi concretizado aconteceu numa reunião que o coordenador de Direito, Prof. Magno, marcou no município de Tavares, na casa do Prof. Marcelo Saturnino. Então, os interesses aqui chocaram-se positivamente possibilitando levar adiante a gestação da Revista, de forma sistemática e organizada, sobretudo, pelos professores: Magno Antonio Leite, Luciano da Silva, Marcelo Saturnino, Marcos Érico, e Taíza Maria.

Por razões da escassez de envio de artigos exógenos, quer dizer, pelo fato dos poucos artigos enviados por professores (as) que não sejam da casa ficamos dois anos e meio sem publicação. A ideia era que a publicação, como exige a CAPES, fosse prioritariamente de professores que não fossem da casa. Mas como isso é muito difícil, sobretudo, numa instituição privada de ensino, em que não é sua missão primordial a pesquisa, a Revista ficou parada esses anos.

Hoje, em março de 2015, a Revista está sendo revitalizada retomando o mesmo fôlego vital que inspirou sua criação, mas daremos outro formato preservando o caráter acadêmico da Revista. O curso de Direito da FIS foi reconhecido pelo MEC com nota 4. Isso, entre muitos fatores, foi resultado do trabalho acadêmico dos professores em sala de aula, titulação e a produção acadêmica dos mesmos. Portanto, é mais um motivo para mantermos os ideais do início ressuscitando a Revista Construindo Direito sendo mais um canal didático para os nossos estudantes e uma divulgação, na região e no Brasil, das pesquisas de nossos professores, estudantes e pesquisadores em geral que desejem a publicação de seus artigos e/ou resenhas na Revista. Nesse sentido, a Revista continuará aberta para acolher artigos exógenos, mas, agora, estará aberta para os professores e estudantes da casa e da região.

A Revista Construindo Direito com ISSN 2177-9481 terá três seções em sua estrutura, precedida de uma apresentação dos textos publicados, pela Equipe Editorial, a saber:

* Editorial (Equipe Editorial);
* Artigos (professores e estudantes);
* Resenhas (professores e estudantes);
* Monografia (a melhor monografia do semestre).

2 Objetivos

O objetivo da Revista Construindo Direito é ser um meio de publicização das leituras, estudos e pesquisas na área do Direito e Ciências afins, sobretudo, de nossos professores e estudantes. Como o nome da Revista sugere, o interesse na publicação deve gravitar em torno de reflexões sobre o Direito de modo crítico e dinâmico, fugindo de uma concepção dogmatista, estática e acrítica do Direito. Assim, poderemos contribuir para a Ciência Jurídica, através de nossos textos, em nível de bacharelado e de pesquisas mais avançadas no nível da escrita de pós-graduados (especialização, mestrado e doutorado). A finalidade é produzir semestralmente textos em que possam ser referenciados, por nós professores, para a leitura e estudos extra sala de aulas para nossos estudantes. Deste modo, a Revista despertará o interesse, de estudantes e professores, pela pesquisa na Instituição. Assim como acolherá reflexões críticas de estudiosos do Direito da região e do país.

3 Submissão de artigos e resenhas

Os artigos e resenhas deverão ser enviados para o e-mail construindodireitofis@gmail.com obedecendo a normatização da Revista. Se o artigo estiver dentro das Normas da Revista o autor receberá um e-mail informando que o seu artigo, após ser retirado o nome do autor (a), será encaminhado para um parecerista. Assim que recebermos o parecer por escrito encaminharemos para o autor (a) do artigo e/ou resenha informando da aprovação, não aprovação, ou necessidade de reformulações para publicação. Neste último caso, ao ser informado pela Equipe Editorial, através do e-mail da Revista, será estabelecido um prazo para o envio com as correções. Manteremos a política de sigilo, não informaremos a autoria do artigo ao parecerista, nem o nome do parecerista ao autor (a) do artigo. A apreciação será cega.

4 Periodicidade da Revista

A Revista Construindo Direito será semestral publicando, pois, dois volumes por ano. A publicação será sempre no final do primeiro mês do semestre, ou seja, final de fevereiro e final de agosto. A Equipe Editorial, através do e-mail construindodireitofis@gmail.com, receberá propostas de artigos e resenhas em fluxo contínuo, quer dizer, não haverá prazo para envio de artigos e resenhas. Solicitamos, porém, que sejam observadas as Normas de Publicação da Revista Construindo Direito que será a mesma para todas as edições, salvo em algum volume especial que, neste caso, faremos uma chamada com normas próprias, por exemplo, em vista da publicação de um Dossiê. A Equipe Editorial, porém, um mês antes da publicação divulgará a chamada de artigos. A Equipe Editorial selecionará os artigos enviados e aprovados para um determinado volume tentando estabelecer uma ordem temática, uma vez que os artigos enviados deverão respeitar as normas da Revista e, assim, sua linha editorial.

Os comentários estão encerrados.